O Núcleo de Defesa da Advocacia Criminal (NuDAC) realizou, na última sexta-feira (21), reunião para tratar de temas relevantes à advocacia criminal e para alinhar os preparativos finais do evento alusivo ao Dia do(a) Advogado(a) Criminalista, que será comemorado em 02 de dezembro de 2025. A pauta envolveu questões estruturais, demandas atuais da categoria e encaminhamentos estratégicos.
Durante o encontro, foi discutida a recente decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará que, segundo informações divulgadas por veículos locais, teria autorizado captação ambiental de diálogos entre advogados e clientes na penitenciária de segurança máxima do Estado. Caso os fatos sejam confirmados, tal medida representaria gravíssima violação à inviolabilidade da comunicação profissional, uma das prerrogativas essenciais ao exercício da advocacia.
Alguns membros relataram ainda situações concretas envolvendo possíveis violações de prerrogativas sofridas por advogados criminalistas. Os casos estão sendo acompanhados de forma sigilosa pelo coletivo, que estuda medidas e estratégias de atuação para assegurar o pleno respeito à lei e à dignidade da profissão.

%2008.23.56_be304efd.jpg)

.png)
